serviços

As monjas e monges de nossa Comunidade oferecem diferentes serviços, presenciais e online. Veja abaixo a lista de diferentes serviços litúrgicos ou não que você requisitar. Eles podem ser prestados aqui em nosso templo Taikozan Tenzui Zenji, ou em outro local, de acordo com a circunstância.
Para mais informação, entre em contato por email, clicando aqui.

Bençãos

As bençãos Budistas realizadas em nossa escola ocorrem em cerimônias chamadas Gokito. Nós entoamos o Sutra do Coração da Grande Sabedoria Completa de maneira forte, intensa, enquanto a Oficiante revolve um dos 600 volumes que compõem o Sutra da Grande Sabedoria Perfeita. Como não seria possível ler todos os volumes deste Sutra em uma cerimônia, o revolver das páginas provoca um vento, que chamamos o Vento da Sabedoria Perfeita. Além de proporcionar este vento, a oficiante toca a cabeça e ombros da pessoa ou pessoas abençoadas com o volume dourado do sutra. O instrumento de madeira que usamos para a marcação do ritmo em Liturgias regulares – chamado Mokugyo – é substituído pelo Taiko, um tambor japonês que é tocado com baquetas de madeira. O som deste instrumento é igualmente forte. As bençãos podem ser requisitadas para crianças, residências, locais de trabalho, veículos ou outras necessidades que podem ser discutidas com a monja ou monge que vai realizá-las. Elas podem ser realizadas em nosso Templo, o Taikozan Tenzuizenji, ou em outro local, a depender da circunstância. Entre em contato conosco para mais informação. 

Casamentos

As monjas e monges de nosso Templo oficiam casamentos budistas, conhecidos como Casamento em Frente à Buda, seja aqui no Taikozan Tenzuizenji ou em local combinado com os noivos ou noivas. Para que um casamento budista seja realizado há alguns requisitos: comparecer ao zazen de inicinantes (caso não pratiquem zazen regularmente), fazer uma ou mais entrevistas com a oficiante da cerimônia (ou o oficiante), escrever os votos de casamento que deve ser lido por ambos durante a cerimônia. Assim, o futuro casal pode ter uma compreensão maior sobre o que significa um casamento budista. Além disso é preciso escolher um casal de padrinhos/madrinhas para a cerimônia. Essa escolha é muito importante. Este casal (apenas um) precisa estar casado há muitos anos e ter um relacionamento sólido, harmônico. Dessa forma, o novo casal pode recorrer a este, mais experiente, quando estiver com dificuldades no relacionamento. Durante a cerimônia, o casal bebe três pequenos goles de três taças que simbolizam virtudes a ser cuidadas e desenvolvidas: A primeira representa o pinheiro, simbolizando força e  vida; a segunda representa o bambu e sua flexibilidade, e a terceira a flor de ameixeira simbolizando a coragem e a beleza.

Velórios e funerais

Os ritos fúnebres e os memoriais para antepassados são um importante aspecto de nossa prática. Os ritos fúnebres propriamente ditos, velórios e funerais budistas, podem ser realizados em nosso Templo, ou em local combinado com a família da pessoa falecida. Há em nosso Templo uma Capela dos Mortos que abriga cinzas e tabletes memoriais, os chamados Ihais.  

 

  • Enterros – As monjas e monges da Comunidade fazem enterros budistas. Também abrigamos as cinzas e tabletes memoriais (Ihais) de pessoas falecidas em nossa Capela dos Mortos.

Missas Memoriais

Assim como o Zazen e os Estudos Budistas, as liturgias são oportunidades de prática e aprofundamento no Zen. É comum a realização de três liturgias diárias antes das refeições, além de liturgias especiais em datas específicas. ordem Soto Shu quanto do nosso templo. Ocorrem a cada mês e em datas especiais ao longo do ano.

Arrependimento: Cerimônias de Ryaku Fusatsu. Ocorrem nas luas cheia e nova, quando lembramos nossas falhas e reforçamos nossos votos de viver uma vida ética.

Memoriais: Chamadas de Obon e Ohigan, ocorrem nos equinócios de primavera e outono. Honramos nossos ancestrais, rezamos por eles e também pelos familiares vivos.

Cerimônias para Xaqiumuni Buda: Liturgias nas datas de Nascimento (Gotan-e, 08.04), Iluminação (Jodo-e, 08.12) e Parinirvana de Buda (Nehan-e, 15.02).
Benção de Ano Novo – Chamada de Daihania Gokito, ocorre em 31 de dezembro com os cerimoniais Sai Matsu Fugin (liturgias em todos os altares do templo) / Zazen / Joya no kane (108 toques de sinos) e leitura dos 108 portais do despertar de mestre Eihei Dogen.