serviços

As monjas e monges de nossa Comunidade oferecem diferentes serviços, presenciais e online. Veja abaixo a lista de diferentes serviços litúrgicos ou não que você requisitar. Eles podem ser prestados aqui em nosso templo Taikozan Tenzui Zenji, ou em outro local, de acordo com a circunstância.
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Bençãos

As bençãos Budistas ocorrem em cerimônias chamadas Gokito. Entoamos o Sutra do Coração da Grande Sabedoria Completa de maneira intensa, enquanto a Oficiante revolve um dos 600 volumes que compõem o Sutra da Grande Sabedoria Perfeita. Como não podemos ler todos os volumes do Sutra em uma cerimônia, o revolver das páginas provoca um vento, que chamamos o Vento da Sabedoria. Além de proporcionar este vento, a oficiante toca a cabeça e ombros da pessoa ou pessoas abençoadas com o volume dourado do sutra.

O instrumento usado para a marcar do ritmo em Liturgias regulares – chamado Mokugyo – é substituído pelo Taiko, um tambor japonês que é tocado de forte. As bençãos podem ser para crianças, residências, locais de trabalho, veículos ou outras necessidades. Elas podem ser realizadas em nosso Templo, o Taikozan Tenzuizenji, ou em outro local, a depender da circunstância. Entre em contato conosco para mais informação. 

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Casamentos

As monjas e monges do Templo oficiam casamentos budistas, o Casamento em Frente à Buda, aqui no Taikozan Tenzuizenji ou em local a combinar. Os requisitos são: comparecer ao zazen de inicinantes (caso não pratiquem zazen regularmente), fazer entrevistas com a oficiante da cerimônia e escrever os votos que serão lidos por ambos durante a cerimônia.

Além disso escolhe-se um casal de padrinhos/madrinhas para a cerimônia. Essa escolha é muito importante. Este casal (apenas um) precisa estar casado há muitos anos e ter um relacionamento sólido, harmônico. Assim, o novo casal pode recorrer a este, mais experiente, quando estiver com dificuldades no relacionamento. Durante a cerimônia, o casal bebe três pequenos goles de três taças que simbolizam virtudes a cuidar e desenvolver: A primeira representa o pinheiro, símbolo de força e  vida; a segunda o bambu e sua flexibilidade, e a terceira a flor da ameixeira símbolo de coragem e a beleza.

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Velórios e funerais

Os ritos fúnebres, velórios e funerais são um importante aspecto de nossa prática. Eles podem ser realizados em nosso Templo, ou em local determinado pela família da pessoa falecida. Além disso, há em nosso Templo uma Capela dos Mortos que pode abrigar as cinzas e tabletes memoriais das pessoas falecidas. Esta capela não é exclusiva dos membros da nossa Comunidade, pelo contrário. Qualquer pessoa pode se beneficiar dela, deixando conosco as cinzas de seus familiares e amigos e combinando a realização de orações regulares. 

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Missas Memoriais

As cerimônias memoriais, ou missas, ocorrem em nosso Templo, a pedido da família da pessoa falecida. Em nossa tradição, temos os primeiros memoriais a cada 7 dias, ao longo de 49 dias após o falecimento. No 49º dia fazemos uma cerimônia especial, onde se observa o fechamento de um ciclo de vida-morte. Se pensarmos em um círculo que represente vida-morte, metade dele se completa durante a vida, e nos primeiros 49 dias após o falecimento, completa-se a segunda metade deste círculo. Após essas primeiras cerimônias, em nossa tradição costumamos fazer memoriais ao longo dos anos.

Um outro aspecto importante de nossa prática é honrar nossos antepassados através de cerimônias memoriais ou da manutenção de Ihais (tabletes memoriais) na capela dos mortos. No dia-a-dia, fazemos orações memoriais para todas as pessoas que têm Ihais na capela, observando o dia de seu falecimento ao longo dos meses do ano. Missas especiais para antepassados podem ser requisitadas. Também temos as cerimônias de Obon e Ohigan, que ocorrem anualmente nos solstícios de outono e primavera onde relembramos e honramos nossos antepassados.

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