nossa equipe

A fundadora

Monja Coen Roshi é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista e abadessa do Templo Taikozan Tenzui Zenji. É professora dos ensinamentos de Buda, escritora e palestrante em todo o Brasil e no exterior.

Nossos professores

Monja Zentchu Sensei

Diana Zentchu Silva formou-se monja zen-budista no Mosteiro Feminino Aichi Senmon Nisodo, em Nagoya, no Japão, sob orientação da Reverenda Aoyama Shundo Docho Roshi durante os quatro anos de internato. Atua como monja e professora dos ensinamentos de Buda na Comunidade Zen Budista Zendo Brasil. Realiza palestras, casamentos em frente a Buda, bênçãos, cerimônias fúnebres e liturgias memoriais, bem como todas as principais liturgias da tradição Soto Zenshu.

Monja Heishin Sensei

Discípula de Monja Coen Roshi – sua mestra de ensinamentos, treinamento e ordenação monástica – desde 1996 e membro da Comunidade desde a fundação, em 2001. Professora responsável pelo Curso de Introdução ao Zen-Budismo da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil. Em 2023 inaugurou seu próprio espaço de prática, Daikanshin Zendo – Campininha Zen, em Ibiúna, onde reside e desenvolve atividades de Zazen, Vivências, Grupos de Estudos voltados a diversos públicos.

Monge Daiko Sensei

Monge Daiko Krauss iniciou a prática Zen Budista no Zendo Brasil em 2008. Ordenou-se monge noviço em 2011, aos 21 anos de idade e formou-se em 2023 aos 33. Viveu e treinou no templo Tenzuizenji em São Paulo e no mosteiro de Daiyuzan Saijoji no Japão. Mais tarde estudou no Dana Temple de Paris e Zen River Monastery na Holanda. Organiza os retiros da Comunidade Zen Budista, além de dar aulas e realizar cerimônias.

Sofu Sensei

Participa da Sanga Zendo Brasil desde a fundação, em 2001, como praticante de sesshin, zazen, cerimônias, cursos e leituras de textos budistas. Recebeu a Transmissão do Darma em 2018, tornando-se um dos professores leigos da Comunidade. Montou a peça Therigatha (com a participação de monjas e praticantes mulheres da Sanga, unindo dança, poesia e música). Orienta o Leituras Zen e o Zazen dos sábados à noite. Formado em arquitetura e artes.

Genzo Sensei

É aluno da Monja Coen Roshi desde 2003, recebeu os preceitos leigos em 2007 e a Transmissão do Darma em 2018, tornando-se um dos professores leigos da Comunidade. Orienta o Zazen para Iniciantes aos domingos e trabalha em traduções de textos budistas, além de integrar uma das secretarias da Comunidade. É professor de fotografia e fotógrafo, fundador da escola Rever – Estudos e desde 2009 desenvolve a oficina O Zen e a Arte da Fotografia – ZenFoto.

Nossos conselheiros

Conselheiro geral:
Guishun

Guilherme Correa Yokoy é aluno da Monja Coen Roshi desde 2015 e recebeu os preceitos em 2016. Formado em administração e finanças, é assessor de investimentos. É atleta amador de corrida.

conselheira administrativa:Myobun

Maria Paula Myobun é discípula de Coen Roshi e recebeu os preceitos em outubro de 2019. Trabalha com edição de livros e produção de conteúdo para redes sociais.

Conselheiro financeiro: Mushin

Paulo de Tarso Sousa Marques da Fonseca é aluno da Monja Coen Roshi desde 2009, recebeu os preceitos no mesmo ano e a Transmissão do Darma em 2019. É Auditor Fiscal da Receita Federal.

Nosso conselho fiscal

RYOGEN

André Henrique Rosa é aluno da Monja Coen Roshi desde 2018 e recebeu os preceitos em 2019. Professor universitário e desenvolve pesquisas na área de Ciências Ambientais.

Jishu

Recebeu os preceitos em março de 2012. É fisioterapeuta e tem uma clínica de reabilitação para crianças com deficiência motora, sensorial, emocional e mental.

Hoshin

Aureliano Monteiro Neto é aluno da Monja Coen Roshi desde 2001 e recebeu os preceitos em 2006. É advogado e já atuou como conselheiro geral da Comunidade.

Suplente: Daijo

Andrey Yuryevich Mikhaylov recebeu os preceitos em janeiro de 2020. Fez mestrado em Moscou e doutorado em Princeton. Pesquisador no Instituto de Física Teórica da Unesp desde 2010.