comunidade

comunidade,
Quem Somos

A Comunidade Zen Budista Zendo Brasil foi fundada em 2001 pela Monja Coen Roshi e 17 praticantes. De lá para cá crescemos um pouco e temos cerca de 200 membos regulares entre monges, monjas, leigos e leigas. Nossa missão é difundir os ensinamentos de Xaquiamuni Buda e dos Mestres Fundadores da escola Soto Shu, Eihei Dogen Daiosho e Keizan Jokin Daiosho, a qualquer pessoa que se interessar, sem qualquer tipo de discriminação.

Conheça nossos canais digitais

Desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, com o fechamento do templo e suspensão das atividades presenciais, trabalhamos nossos canais digitais para continuar servindo todas as pessoas interessadas na prática do zen. Com a reabertura das atividades presenciais, procuramos manter nossos canais digitais e seguir oferecendo atividades híbridas para nossa sanga. Você pode nos encontrar nos canais abaixo:

De Pinheiros ao Pacaembu

Nosso primeiro templo ficava na Rua Arruda Alvim, próximo à estação Clínicas do Metrô. Em 2006 nos mudamos para a sede atual, no Pacaembu. O nome do templo – Tenzuizenji – foi dado por Yogo Roshi (Zengetsu Suigan Daiosho), abade do Mosteiro Daiyuzan Saijoji, em Odawara, Mestre de Transmissão da Monja Coen Roshi. Em 2007, foi celebrada a Cerimônia de Ascensão à Montanha, com a presença de Saikawa Sookan Roshi, que adicionou o nome Taikozan ao templo. Em 2018, o Templo Taikozan Tenzuizenji foi oficializado pela Sotoshu Shumucho, e a Monja Coen Roshi, reconhecida como Abadessa.

Lugares e Altares

Apresentamos aqui diferentes locais do nosso templo e alguns dos altares associados. Em nossa tradição, não acreditamos na existência literal das deidades representadas nos altares, nem atribuímos a elas poderes mágicos ou trasncendentais. Vemos essas imagens como representações simbólicas inspiradoras de aspectos da prática religiosa.

Jardins: Imagens de Buda

Nos jardins da casa temos algumas imagens de Buda.

Recepção: Altar de Jizo Bosatsu

Na recepção de nosso templo fica o altar de Jizo Bosatsu, o bodisatva que leva todos os seres da margem do sofrimento para a do Nirvana.

Capela dos Mortos: Altar de Kannon

Kannon é bodisatva da compaixão, que vê os lamentos do mundo. Nesta sala estão os tabletes memoriais de falecidos. É onde são feitas preces a eles, e às pessoas que enfrentam dificuldades.

Sala de Buda: Altar principal – Xaquiamuni Buda e Mestres Fundadores

O altar principal mostra Xaquiamuni Buda, e os Mestres fundadores da ordem. À esquerda de Buda (direita de quem olha) Mestre Dogen Zenji, e à direita Mestre Keizan Jokin.

Sala de Zazen: Altar de Monju Bosatsu

O altar de Monju Bosatsu fica na sala de meditação, que em nosso em nosso templo é integrada à sala de Buda. Monju ou Manjusri é o bodisatva da sabedoria.

Deck: Altar de Buda

O deck é usado em atividades e para a recepção de grandes grupos. No jardim do Deck temos um altar para Xaquiamuni Buda.

Construção de um sonho verde

O ano de 2022 marca o início de uma nova fase para a Comunidade. Neste ano adquirimos um terreno em Campos do Jordão para a construção de um novo Templo, nossa primeira sede própria. Atualmente nosso Templo ocupa uma casa alugada em frente ao estádio do Pacaembu. A construção vai ocorrer por etapas, conforme a disponibilidade de recursos, a serem obtidos por meio de campanhas de arrecadação. Faça parte desta história, contribuindo para a construção deste novo Templo, clicando no botão abaixo.

faça parte e contribua

Faça parte desta história

Nosso terreno tem 20.000m2 em uma parte alta da cidade de Campos, com vista para a Pedra do Baú. Inicialmente o projeto prevê o edifício principal, a Sala de Buda, a guarita de entrada e banheiros para atender aos praticantes. O projeto ainda prevê teremos um prédio de recepção e serviços, rampas de acesso e um mirante voltado justamente para a Pedra do Baú.